terça-feira, 1 de abril de 2014

Introdução à Filosofia (6°ano - I unidade)

O que é Filosofia?

É mais fácil dizer o que não é Filosofia do que o que ela é, pois a Filosofia não é um sistema acabado, fechado em si mesmo, mas está sempre em construção. Podemos dizer que a filosofia é um modo de pensar e se colocar diante do mundo.
A palavra Filosofia é de origem grega. Filo vem de philo, philia e significa amor, amizade.  Sofia vem de sophia que significa sabedoria. A palavra Filosofia, então, significa amor à sabedoria. 

Como nasceu a Filosofia?

O Homem desde a sua existência tem evoluído através da curiosidade e da vontade se saber mais, ou seja, o ato de filosofar "existe" desde que o Homem existe. Mas a reflexão filosófica é registrada na História como tendo nascido na região da Grécia antiga, no século VI a.C. Aquele período era o apogeu da pólis grega, e as pessoas dialogavam e discutiam sobre política e filosofia com o objetivo de compreender melhor o mundo. Os primeiros filósofos são chamados de filósofos originários ou filósofos pré-socráticos. Eles são chamados assim porque antecederam um filósofo muito importante chamado Sócrates. Nessa época não havia divisão entre Filosofia e Ciência.

O inicio da Filosofia representa um momento histórico em que se começou a pensar em outras possibilidades explicações para os fenômenos que aconteciam na natureza baseados no uso da razão (raciocínio). Antes do nascimento da Filosofia eram os mitos que explicavam tudo que acontecia no mundo. Os mitos fazem parte do imaginário das pessoas e são passados de geração em geração em uma cultura.

O que é mito?

Muitas vezes se utiliza a palavra mito como sinônimo de mentira. Mas o mito não significa mentira, o mito é uma explicação simbólica sobre a origem das coisas, como por exemplo a origem do mundo, dos deuses, da noite, dos seres humanos, dos sentimentos etc.
Também costuma-se confundir mito e lenda, mas não são a mesma coisa. Apesar de terem semelhanças, como a presença do mistério e passagem de geração em geração em uma cultura, os mitos sempre falam do passado, dos tempos originários (quando surgiram as coisas) e sempre possui deuses e divindades em suas narrativas. Já as lendas são narrativas com a presença de homens e animais e se relacionam com o cotidiano das pessoas de uma determinada comunidade.

O que é filosofar?
Filosofar certamente é pensar sobre algo, mas não é pensar de qualquer jeito. Filosofar é se utilizar da reflexão. E o que é refletir? Refletir é pensar o pensamento, ou seja, pensar o já pensado, questionar o que parece óbvio.

O que é necessário para filosofar?
Para filosofar é necessário haver espanto, curiosidade e dúvida pois assim pode-se chegar à racionalidade. Por exemplo: quando nos deparamos com algo nunca antes visto, surge em nós de imediato curiosidade e espanto pelo que observamos, ou seja, uma vontade de saber o que é. É este espanto, é esta curiosidade que nos faz alcançar o conhecimento ou mesmo enriquecer a nossa cultura. Depois surge a dúvida que nos leva a questionar a verdade do conhecimento adquirido, podemos então observar que nos encontramos a filosofar.
Quem foram os primeiros filósofos?

Os primeiros filósofos queriam se distanciar da cosmogonia e criar uma cosmologia, ou seja, queriam se afastar dos mitos e descobrir qual era o princípio gerador (arché) de todas as coisas. Tentaram encontrar esse princípio através dos elementos da natureza: água, fogo, terra, ar etc. O primeiro filósofo registrado na História se chamava Tales de Mileto e para ele o princípio de todas as coisas seria a água. 

Questionário 
Com base nessa apostila responda as seguintes questões:
1)      O que significa a palavra “filosofia”?
2)      Onde nasceu a Filosofia?
3)      O que é a filosofia?
4)     O que é mito?
5)     Qual a diferença entre mito e lenda?
6)   O que é filosofar?
7)   O que é necessário para filosofar?
8)   O que queriam os primeiros filósofos?
9)     Quem foi o primeiro filósofo e o que ele dizia?
10)  Pesquise no dicionário o significado das palavras cosmogonia e cosmologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário