Podemos podemos dizer que a cultura é o conhecimento que é passado de geração à geração através da educação, seja ela formal (como na escola) ou informal (como a educação dada pelos pais).
A cultura tem a ver com as atividades do intelecto e da sensibilidade (os saberes, as artes, as ciências..), sendo toda atividade humana que é pensada, ou seja, que acontece de maneira consciente. Enquanto os outros animais apenas se adaptam à natureza, não sendo capazes de criar nada de maneira consciente, o ser humano modifica a natureza, transformando o que encontra em objetos que inventa de acordo com suas necessidades. O ser humano produz cultura porque é racional, e é isso que o torna diferente dos outros animais.
![]() |
| Imagem da Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga, localizada no centro de Lauro de Freitas |
O patrimônio cultural produzido pela humanidade é dividido em bens materiais e bens imateriais.
Os bens materiais estão relacionados ao que é material, como a arquitetura e a paisagem de um lugar, como: seus pontos turísticos, sua natureza, além das obras de arte, das vestimentas e adereços que as pessoas usam etc..
Os bens imateriais são os saberes enraizados no cotidiano das comunidades presentes em manifestações populares como nos rituais e nas festas.
Na imagem acima podemos ver a Igreja Matriz de Lauro de Freitas, que pode ser considerada um bem material por sua arquitetura. A fé que as pessoas dedicam ao santo e as festas que dedicam a ele pode ser considerado um bem imaterial.

Nenhum comentário:
Postar um comentário