sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Trabalho, alienação e consumo (7°ANO - IV UNIDADE)

O que é trabalho? O homem transforma a natureza e cria utensílios através da atividade a que chamamos de trabalho. O trabalho é uma atividade produtiva, realizada de forma consciente. O que caracteriza o trabalho não é apenas a produção de alguma coisa, mas sobretudo que é uma atividade pensada, idealizada, que objetiva conscientemente um fim. O trabalho é uma atividade humana, pois apenas o ser humano produz tendo consciência do porquê está produzindo. O ser humano transforma a natureza e também a si mesmo através do trabalho. Com ele aprende a se relacionar com os outros, a enfrentar conflitos, desenvolver a imaginação, superar dificuldades e concretizar seus sonhos e objetivos…

Qual a origem do trabalho? Nas sociedades primitivas havia a necessidade de dominar a natureza. Nas sociedades tribais - algumas até hoje, como as tribos indígenas - as pessoas dividem as tarefas de acordo com sua força e capacidade. Como o trabalho é coletivo, a terra e os frutos também são de todos. Porém, para o filósofo J.J. Rousseau, a partir do momento que as pessoas começaram a dividir a terra, criando a propriedade privada, a desigualdade social começou. Na Europa, na Idade Média, no período do feudalismo as pessoas mais ricas eram aquelas que possuíam mais terras. Mas essas pessoas não trabalhavam. O trabalho pesado era função daqueles que não eram donos da terra mas dependiam dela para sobreviver. Com a chegada da Revolução Industrial, na Idade Moderna, veio o desenvolvimento das atividades manufatureiras e mercantis e a expansão das fábricas e suas linhas de montagem, como no Fordismo, modo de fabricação em que o operário realiza gestos mínimos, produzindo apenas uma parte do produto. Isso aumenta e muito a produção, porém faz com que o trabalhador se especialize em apenas uma função e acabe perdendo a noção do todo e do resultado final do que está fazendo, situação bem diferente do antigo artesão que cuidava de todas as etapas de produção.

O trabalho como mercadoria: a alienação O filósofo Karl Marx dizia que pelo trabalho o ser humano se confronta com as forças da natureza e, ao mesmo tempo que a modifica, ele transforma a si mesmo e humaniza-se. Mas Marx dizia também que no Sistema Capitalista o trabalhador perde mais do que ganha, já que produz para outro, e não mais para si mesmo, ficando alienado. Na economia capitalista prevalece a lógica do mercado em que tudo tem um preço. Ao vender sua força de trabalho mediante salário, o operário também se transforma em mercadoria.
O que é alienação? Alienação vem da palavra latina alienare e significa pertencer a um outro, tornar alheio, transferir para o outro o que é seu. A alienação é a diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar e agir por si próprio. O indivíduo alienado não tem interesse em ouvir a opinião dos outros e apenas se preocupa com o que lhe interessa.

Sociedade do Consumo: O ser humano é um ser com muitas necessidades, tais como alimentação, saúde, lazer, segurança, educação, vestuário, moradia, transporte. A maioria das necessidades são sanadas na atualidade por meio do consumo. Podemos então afirmar que uma das coisas que move as pessoas é a necessidade de consumir, pois este possibilita o bem-estar das pessoas. Porém, como o processo de industrialização estimulou a produção também necessitou estimular o consumo dessa produção, fazendo com que as pessoas consumam muito além do que necessitam para viver.

Consumismo: Quando o consumo se torna exagerado, quando uma pessoa compra muito além do que ela necessita, obedecendo as ordens das propagandas publicitárias, essa pessoa é um consumidor alienado, um consumista. Enquanto uma pequena parte da população mundial concentra a maior parte da renda e consome um volume enorme de bens a maioria das pessoas do mundo enfrenta o drama da fome, da falta de moradia, saúde, educação. Além de tudo, existe o problema do desperdício de comida e da poluição do meio ambiente, produzido pela enorme quantidade de resíduos espalhados pelo mundo.

Cultura de massa: é o resultado do progresso tecnológico, que torna os produtos cada vez mais sofisticados, e, através dos meios de comunicação de massa (TV, rádio, jornal, internet etc.) conseguem atingir milhares de pessoas, de todas as classes sociais, despertando nelas o desejo de consumir esses produtos. Faz isso através das propagandas publicitárias. Essas propagandas criam nas pessoas o desejo e a necessidade de consumir tais produtos, prometendo ao consumidor a própria felicidade. Porém, logo surge outro produto para ser desejado, e a sensação de felicidade dá lugar a necessidade de consumir o novo produto.

Fontes bibliográficas:

ARANHA; MARTINS. Filosofando. Introdução à Filosofia. Ed. Moderna. São Paulo. 2009.

NOGUEIRA; SILVA. Filosofia e Cidadania. 9°ano. Ed. EdJovem. Fortaleza. 2004



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