O
que é trabalho? O
homem transforma a natureza e cria utensílios através da atividade
a que chamamos de trabalho. O trabalho é uma atividade produtiva,
realizada de forma consciente. O que caracteriza o trabalho não é
apenas a produção de alguma coisa, mas sobretudo que é uma
atividade pensada, idealizada, que objetiva conscientemente um fim. O
trabalho é uma atividade humana, pois apenas o ser humano produz
tendo consciência do porquê está produzindo. O ser humano
transforma a natureza e também a si mesmo através do trabalho. Com
ele
aprende
a se relacionar com os outros, a enfrentar conflitos, desenvolver a
imaginação, superar dificuldades e concretizar seus sonhos e
objetivos…
Qual
a origem do trabalho? Nas
sociedades primitivas havia a necessidade de dominar a natureza. Nas
sociedades tribais - algumas até hoje, como as tribos indígenas -
as pessoas dividem as tarefas de acordo com sua força e capacidade.
Como o trabalho é coletivo, a terra e os frutos também são de
todos. Porém,
para o filósofo J.J. Rousseau, a partir do momento que as pessoas
começaram a dividir a terra, criando a propriedade privada, a
desigualdade social começou. Na Europa, na Idade Média, no período
do feudalismo as pessoas
mais ricas eram aquelas que possuíam mais terras. Mas essas pessoas
não trabalhavam. O trabalho pesado era função daqueles que não
eram donos da terra mas dependiam dela para sobreviver. Com a chegada
da Revolução
Industrial,
na Idade Moderna, veio o desenvolvimento das atividades
manufatureiras e mercantis e a expansão das fábricas e suas linhas
de montagem, como no Fordismo, modo de fabricação em que o operário
realiza gestos mínimos, produzindo apenas uma parte do produto. Isso
aumenta e muito a produção, porém faz com que o trabalhador se
especialize em apenas uma função e acabe perdendo a noção do todo
e do resultado final do que está fazendo, situação bem diferente
do antigo artesão que cuidava de todas as etapas de produção.
O
trabalho como mercadoria: a alienação O
filósofo Karl
Marx dizia que pelo trabalho o ser humano se confronta com as forças
da natureza e, ao mesmo tempo que a modifica, ele transforma a si
mesmo e humaniza-se. Mas Marx dizia também que no Sistema
Capitalista o trabalhador perde mais do que ganha, já que produz
para outro, e não mais para si mesmo, ficando alienado. Na economia
capitalista prevalece a lógica do mercado em que tudo tem um preço.
Ao vender sua força de trabalho mediante salário, o operário
também se transforma em mercadoria.
O
que é alienação? Alienação
vem da palavra latina alienare
e significa pertencer a um outro, tornar alheio, transferir para o
outro o que é seu.
A
alienação é a diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar
e agir por si próprio. O indivíduo alienado não tem interesse em
ouvir a opinião dos outros e apenas se preocupa com o que lhe
interessa.
Sociedade
do Consumo: O
ser humano é um ser com muitas necessidades, tais como alimentação,
saúde, lazer, segurança, educação, vestuário, moradia,
transporte. A maioria das necessidades são sanadas na atualidade por
meio do consumo. Podemos então afirmar que uma das coisas que move
as pessoas é a necessidade de consumir, pois este possibilita o
bem-estar das pessoas. Porém, como o processo de industrialização
estimulou a produção também necessitou estimular o consumo dessa
produção, fazendo com que as pessoas consumam muito além do que
necessitam para viver.
Consumismo:
Quando
o consumo se torna exagerado, quando uma pessoa compra muito além do
que ela necessita, obedecendo as ordens das propagandas
publicitárias, essa pessoa é um consumidor alienado, um consumista.
Enquanto uma pequena parte da população mundial concentra a maior
parte da renda e consome um volume enorme de bens a maioria das
pessoas do mundo enfrenta o drama da fome, da falta de moradia,
saúde, educação. Além de tudo, existe o problema do desperdício
de comida e da poluição do meio ambiente, produzido pela enorme
quantidade de resíduos espalhados pelo mundo.
Cultura
de massa:
é o resultado do progresso tecnológico, que torna os produtos cada
vez mais sofisticados, e, através dos meios de comunicação de
massa (TV, rádio, jornal, internet
etc.)
conseguem
atingir milhares de pessoas, de todas as classes sociais, despertando
nelas o desejo de consumir esses produtos. Faz isso através das
propagandas publicitárias. Essas propagandas criam nas pessoas o
desejo e a necessidade de consumir tais produtos, prometendo ao
consumidor a própria felicidade. Porém, logo surge outro produto
para ser desejado, e a sensação de felicidade dá lugar a
necessidade de consumir o novo produto.
Fontes bibliográficas:
ARANHA; MARTINS. Filosofando. Introdução à Filosofia. Ed. Moderna. São Paulo. 2009.
NOGUEIRA; SILVA. Filosofia e Cidadania. 9°ano. Ed. EdJovem. Fortaleza. 2004
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